Equipe

Está envolvida diretamente nas pesquisas Faces do Brasil e Biografia de Milton Santos uma equipe de colaboradores formada por estudantes de graduação e de pós-graduação, de iniciação científica, de TCC (alunos concluintes do curso de Comunicação), mestrado e doutorado.

Todos os participantes mantém reuniões de formação e orientação a cada quinze dias na Facom.
No caso da pesquisa de monitoramento de mídia, os envolvidos têm reuniões técnicas específicas, também quinzenais, na sede do Afirme-se, localizada na comunidade do Calabar – favela das mais organizadas de Salvador, Bahia. No Afirme-se ocorre ainda o trabalho prático de leitura, clipagem e armazenamento de dados dos jornais e revistas monitorados.

Fernando Conceição Fernando Conceição, PhD
Coordenador-geral. É professor do quadro efetivo da Facom/UFBA desde 2002, tendo ainda sido professor-substituto por dois períodos a partir de 1997. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo:2001), fez parte do doutorado como visiting-scholar da New York University. Jornalista pela Facom, tem pós-doutorado pela Freie Universität Berlin (2008-2009) e pela Universidade de Coimbra (2014-2015). É autor de vários artigos e livros de reportagens, livros acadêmicos, de poesias e ficção, como autor premiado. Ver Currículo

Danila JesusDanila de Jesus é doutoranda pelo Poscult (Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade), com Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos pelo Pós-Afro da UFBA. Assistente de coordenação das pesquisas Faces do Brasil e da biografia de Milton Santos. Danila de Jesus é jornalista, fez especialização em Convergência Midiática pela FSBA. Tem experiência em jornalismo comunitário, educomunicação e fez parte da coordenação das pesquisas “Faces do Brasil” e “Mercado de Trabalho e Ações Afirmativas”. Atua na área social presidindo o Afirme-se Centro de Práticas e de Estudos de Diversidades Culturais.

Paul RegnierPaul Regnier
Paul Denis Etienne Regnier, é doutor em Ciências da Computação, professor do Instituto de Matemática da UFBA, capoeirista, militante político, fundador do Movimento pelas Reparações (1993), assistente técnico da pesquisa Faces do Brasil (2010) e membro fundador do Afirme-Se!

 

Ana GualbertoMestranda em Cultura e Sociedade no IHAC – UFBA. Historiadora pela- FFP/ UERJ. Diretora de Recursos Humanos da ONG KOINONIA, atuando na elaboração, implementação e monitoramento de projetos institucionais. Pesquisadora e instrutora de capacitações em comunidades negras rurais, remanescentes de quilombo do Estado do Rio de Janeiro e no Baixo Sul da Bahia.


Miria CachoeiraBacharelanda em Comunicação Social Jornalismo/UFBA. Assessora de Comunicação da comunidade de Povos Tradicionais de Terreiro da Terra Vermelha na cidade de Cachoeira-Bahia. Atualmente desenvolve pesquisa historiográfica sobre mulheres e homens africanos do séc. XIX, que pertenceram a uma elite político-econômica do Recôncavo Baiano. Responsável pelo Plano Estratégico de Comunicação do site Etnomídia. Trabalhos desenvolvidos: Artigo1, Art.2, Crônica


Cledineia Carvalho Santos: Mestranda em Cultura e Sociedade pela UFBA; Especialista em Língua Portuguesa, Historiadora, professora bolsista no Plano Nacional de Formação de Professores. Pesquisadora no grupo de pesquisa GEHFTIM – Grupo de Pesquisas Estudos Hermenêuticos e Identidade Narrativa e Etnicidade.Trabalhos desenvolvidos: Artigos e poemas


Alexandre Santos: Bacharelando do curso de Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, também sou produtor , desenvolvo trabalho e projetos com gestão e produção de imagem para campanhas políticas , músicos, escritores artista de modo geral. Além disso, Escrevo sobre música popular massiva, política, produzo eventos e tenho uma página no Facebook.

 

Vini Arnaut: Formado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. Cursa atualmente Jornalismo, na Universidade Federal da Bahia. Músico e compositor, foi diretor e produtor do Programa Violão em Prosa, na Rádio Facom. No momento está em processo de produção de um documentário independente sobre Música Instrumental em Salvador.Trabalhos desenvolvidos: Roteiro doc.


Matheus Dias Morais é bolsista na pesquisa Milton Santos: Incomunicabilidade Absoluta (2016-2017), faz bacharelado Interdisciplinar no IHAC-UFBA.

 


Neusinéa Maciel: Graduanda em Comunicação e Produção Cultural. Moradora do subúrbio de salvador, estudante militante, integrante do Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio.

 


Raylana dos Santos Cruz: Graduanda de Comunicação Produção Cultural/ Facom – UFBA. Apaixonada por cinema, música e literatura.

 

 

Ricardo Coutinho: Bacharelando Interdisciplinar, bolsita Pibic na pesquisa Juventude negra e epistemicídio (2015-2016).

 

 

Maria Hortência Pinheiro. Bolsista na pesquisa Milton Santos: Incomunicabilidade Absoluta (2015-2016), bacharelanda do IHAC /UFBA.


 

CONHEÇAM OS QUE FIZERAM PARTE DA EQUIPE ETNOMÍDIA

 

Pesquisa "Mercado de Trabalho de Comunicação e Políticas de ação afirmativa"